Mudanças que limitam antecipação do saque-aniversário do FGTS começam a valer
31/10/2025
(Foto: Reprodução) Começam a valer em novembro limitações para antecipação do saque-aniversário do FGTS
Começam a valer neste sábado (1º) as mudanças que limitam a antecipação do saque-aniversário do FGTS.
A vendedora Rayane Pamela estava precisando de uma máquina de lavar e recorreu ao banco onde tem conta para pedir um tipo de empréstimo que usa o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço:
“Eu fiz antecipação, aqueles saque-aniversário que tem, que disponibiliza nos bancos. A gente autoriza e cai no mesmo dia”, conta.
O saque-aniversário permite ao trabalhador sacar parte do dinheiro do FGTS. Os bancos têm antecipado o dinheiro para o correntista e, no mês do aniversário, descontam o valor, com juros, diretamente do saldo do FGTS, administrado pela Caixa. O atendente Arthur Andrade já fez várias antecipações. A última, em setembro:
“Sempre usando assim nos momentos de mais dificuldade. Quando aperta, estava lá fácil de pegar. Então, eu fui”, diz.
A partir de agora, passam a valer novas regras para antecipação do saque-aniversário do FGTS. O Conselho Curador do Fundo estabeleceu limites para a quantidade de operações a serem realizadas em um ano, prazos e valores que poderão ser antecipados. Quem aderir ao saque-aniversário deverá aguardar 90 dias para usá-lo em empréstimos no banco.
Até o fim de 2026, só será possível adiantar cinco saques, um por ano. A partir de 2027, o teto cai para três saques. O valor máximo para cada saque passa para R$ 500. Quarenta e dois milhões de trabalhadores têm conta no Fundo de Garantia; 36% pegaram empréstimos usando essa antecipação.
A Federação Brasileira de Bancos defende a continuidade da antecipação do saque-aniversário, com ajustes e para evitar abusos. Mas diz que as mudanças têm potencial para reduzir a oferta do produto, levando trabalhadores a recorrerem a produtos de crédito bem mais caros. O governo argumenta que as medidas são necessárias para dar mais sustentabilidade ao fundo e proteger o dinheiro.
O economista Felipe Leroy diz que as novas regras podem evitar armadilhas para o trabalhador:
“O Fundo de Garantia, na sua essência, foi criado como uma poupança forçada para o trabalhador no futuro, em caso, por exemplo, de uma demissão, ele tem acesso a um recurso. A correção do Fundo de Garantia é inferior aos juros pagos pelo empréstimo feito pelo banco. Então, se ele antecipa várias vezes, como estava anteriormente, ele está comprometendo quase que a totalidade do seu saldo de Fundo de Garantia para o futuro”, afirma.
Mudanças que limitam antecipação do saque-aniversário do FGTS começam a valer
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Regras que limitam antecipação do saque-aniversário do FGTS entram em vigor no sábado; entenda